Newsletter de Abril

Newsletter de Abril

Vasant Lad, especialista em Ayurveda, refere-se à Primavera como o “Rei das estações”, e no texto de Bhagavad Gita, Krishna se revela com vários atributos:

“Eu sou a Alma no corpo, a Mente nos sentidos, a Águia entre os pássaros, o Leão entre os animais. Entre todas as árvores, sou a sagrada árvore Bodhi e, das estações, sou a primavera”.

A primavera é um ciclo de transição importante não só na natureza e na hora, mas no nosso corpo. Podemos auxiliar o nosso corpo nesta transição conectando-nos aos poderosos ciclos da própria natureza que nos vão auxiliar e apoiar neste período. Consumir alimentos de época e ajustar as refeições ao tempo mais quente vão-te trazer imensos benefícios. Naturalmente vais desejar ingerir alimentos mais frescos, leves, assim apoias o desejo natural do teu corpo para o ajudar no processo de desintoxicação simplesmente ao mudares a tua alimentação e a seguires alguns conselhos ligados à Ayurveda.

Partilho contigo alguns conselhos que vão auxiliar-te neste período de transição e a longo prazo ganhas mais bem-estar mental, emocional e físico.

  • Levanta-te cedo e deslumbra-te a ver o sol a nascer. Cada dia é precioso por aproveita-o plenamente e conscientemente

  • Prática Dinacharya, uma prática ayurvédica de rotina matinal que inclui, limpeza natural do intestino (evacuação), higiene profunda da boca, nariz e olhos, esfoliação corporal

  • Abhyanga automassagem feito com óleo essencial

  • Adicionar várias ervas aromáticas e especiarias às refeições pode ser uma maneira maravilhosa e eficaz de equilibrar o corpo. Ervas como gengibre, pippali (Pimenta-longa (Piper longum)), cominhos, coentros e erva-doce são úteis e também podem ser feitas em chá. Um chá particularmente eficaz para aliviar o inchaço e auxiliar no combate à retenção de líquidos após as refeições consiste em canela, pimenta preta e gengibre.

  • Yoga para ajudar na transição e auxiliar no equilíbrio dos Doshas

·       Desintoxicar, jejum e Panchakarma. A primavera é a altura ideal para auxiliar o nosso corpo com uma limpeza profunda interior, a que muitos chamamos de detox. Panchakarma, um processo de limpeza e purificação ayurvédico, ajuda a desintoxicar e rejuvenescer o nosso corpo. Consulta um especialista ayurvédico para te auxiliar neste processo

·       Meditação

·       Facilite a transição para a primavera criando sukha, que significa “bom espaço” ou um estado geral de saúde e felicidade. Você pode fazer isso comendo alimentos saudáveis e praticando asana e pranayamas

  • Adapta a tua lista de compras com alimentos da época

  • Ajusta as tuas refeições com alternativas mais frescas e variadas com cor e alimentos novos, quem sabe até diferentes formas de cozinhar ou até arriscar e comer alimentos crus
  • Revitaliza o teu fígado e auxilia o teu intestino com uma limpeza mais profunda
  • Frutas e legumes a consumir em Abril, tenta adquirir nos mercados provenientes de produtores locais e se possível que sejam biológicas:
  • Couve-portuguesa repleta de elementos antioxidantes
  • Banana rica em potássio, vitamina B3 e B5, magnésio e fibra
  • Ervilhas uma excelente fonte de proteína, rico em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio e cálcio.
  • Tangerina: uma boa fonte de vitamina C, cálcio, potássio e fibras solúveis essenciais para o bom funcionamento do intestino
  • Cebola: rica em vitamina B, selénio, enxofre e quercetina (, com elevado poder antioxidante e anti-inflamatória, que elimina os radicais livres do organismo, evitando danos para as células e DNA e que combate a inflamação.)
  • Beterraba: Fonte de ferro, magnésio, potássio, fibra, sílica e betacianina
  • Acelgas: além de ser uma boa fonte de vitamina c e B, fornece cálcio, ferro, magnésio, potássio e selénio
  • Funcho: é uma excelente fonte de fito nutrientes, vitamina C, potássio, fibras e ácido fólico
  • Aipo, um poderoso auxiliar nos processos de desintoxicação, rico em vitamina C, flavonoides, ferro, potássio, fósforo e sódio
  • Limão e laranja ricos em vitamina C, foliato, potássio e fibra
  • Brócolos: ricos em ferro, vitamina C, cálcio e betacaroteno
  • Nabo: rico em antioxidantes, aminácidos, minerais e vitaminas
  • Espargos: ricos em ácido fólico, potássio, zino e vitamina B3
  • Cenouras ricas em betacaroteno, vitamina C e K, ácido fólico, sílica, zinco e fibra

Workshops Abril:

Workshop

Data

Pequenos almoços

15/05/2021 16h00

Dinacharya 

24/04/2021 às 10h00

Reiki Nível 1

25/04/2021 10h00

Todos os workshops carecem de inscrição prévia mais informação pelo email

Achievers Club

É a grande novidade do mês de Abril e iniciamos este grupo de Coaching já dia 10 de Abril, inscrição prévia necessária e online através da plataforma Zoom.

Através de técnicas de Coaching, PNL, respiração e yoga vamos exercitar o nosso corpo, mente, pôr a energia a fluir dentro de nós e criar fluidez, expansão e criar prosperidade em todas as áreas das nossas vidas. Vamos aprender a por o “farol” interno a funcionar para nos guiar na direção dos nossos objetivos.

Vamos aprender a gerir emoções, a criar objetivos e metas e concretizá-las. Vamos em conjunto identificar quais são as crenças que nos limitam e como as alterar, ou seja vamos fazer um grande trabalho interno que nos vai mudar e consequentemente mudar as nossas vidas e avivar o fogo da paixão pelo que fazes e queres concretizar.

Preço:

27.00 Euros mensais, 1 sessão semanal, online via a plataforma Zoom com duração de 1h30 máximo 2 horas

 Inscrição:

Email: olivia.m.m.pimentel@gmail.com

Horários:

Achievers Club – Manhã sábados às 05h00

Achievers club – Noite – Segunda-feira 21h00

Que a tua transição e florescer seja leve e te conduza a uma transformação interior profunda para que possas dar o teu melhor em tudo que realizas.

 

Namasté

Olivia Pimentel

Deixe um comentário